EXCLUSIVO! Bolsonaro diz que Lula “perdeu chance de ser o herói nacional”; veja o vídeo

O deputado federal pelo Rio de Janeiro Jair Messias Bolsonaro parece mais preocupado com o tempo do que com as eternas acusações de homofóbico, racista, xenófobo, misógino e torturador.

A todo momento, ele olha para o relógio e recusa atividades que possam atrasar seu cronograma de pré-candidato à presidência. O militar da reserva, de 63 anos, nascido em Campinas (SP), sabe que, atualmente, a corrida até o Planalto é mais contra o tempo do que contra outros políticos. Ele precisa aproveitar ao máximo as horas, dias e semanas até a eleição para reforçar a idolatria entre quem já é fanático e tentar convencer aqueles que sentem restrições à sua imagem.

Além disso, precisa ser conhecido por quem ainda não tem acesso ao “bolsomito” ou ao “bolsominion” (a depender do ponto de vista). Sempre que pode, ele encaixa algum frase condenando comunismo e esquerdas, assim, de forma genérica. Também cita, como se fosse um trecho decorado da Bíblia, toda a lista de supostos crimes cometidos pela organização armada Vanguarda Popular Revolucionária (VPR), que a ex-presidente Dilma Rousseff integrava.

Veja as declarações de Bolsonaro sobre Lula:

Na conversa ao programa Linha de Frente, transmitido por Aratu e Aratu Online, elogiou a recepção dos baianos e fez questão de ressaltar que em quase todos os lugares que vai no Brasil tem acolhida semelhante. Fez uma provocação a Ciro Gomes (PDT), que recebeu nome de peixe na planilha da Lava Jato. “Primeiramente, melhor ser chamado de Bolsomito do que sardinha, ou qualquer outro codinome da lista da Odebrecht“.

Respondeu ao ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que, minutos antes da entrevista disse à imprensa que Bolsonaro “não tem perfil de governante”. “Os diálogos do Geraldo Alckmin são com o pessoal da Odebrecht. Ele está preocupadíssimo com Paulo Preto. Então, esse perfil de governar, conversar com esse tipo de gente, eu não tenho mesmo”, reagiu o deputado, que está no sétimo mandato.

Fica vexatório para o senhor Alckmin, uma nova pesquisa agora, ele está perdendo para mim em São Paulo. Quem está perdendo em casa, cujo partido governou 20 anos no estado, ele governou oito anos, não consegue estar à frente do patinho feio que sou eu, quem está mal das pernas é ele. Se esse pessoal não falar meu nome, quem vai ouvi-lo?”

Bolsonaro também criticou Lula, a quem disse que “tinha tudo para fazer história no Brasil, mas se embebedou de poder”. “Lula perdeu a chance, sim, de ser um grande herói nacional. Lamentavelmente, fez semelhante ao Collor de Mello. Está cumprindo uma pena em função do que fez, arrebentando a Petrobras, estatais, fundos de pensão, majoração do desemprego, desgaste nos valores familiares, ataque às religiões, sim, temos que respeitar a todos. Ele se embebedou de poder e está cumprindo uma pena que ele merece estar atrás das grades”.

Ao lado da presidente estadual do Partido Social Liberal, a professora Daiane, de Feira de Santana, ele liberou a sigla para acordos locais, “desde que não seja com PT, PC do B e PSOL”. Em uma hora na emissora, Bolsonaro cumprimentou a todos que o procuraram. Inclusive, alguns homossexuais – assumidos ou não. Veja os principais trechos da entrevista:

CRÍTICAS

Quem critica tem o direito deles criticar. Eu defendo a imprensa livre, sempre livre. Na internet, pode ter certeza que somos dos mais atacados. Nunca falei em regular a internet. Tenho pavor desse negócio de crime de ódio.

DONALD TRUMP

Eu conheci o Trump do mesmo jeito que vocês, nas prévias norte-americanas. Ele começou a sofrer muitas fakenews, muitas acusações, semelhantes às que venho sofrendo a muito tempo. E a população americana fez a sua devida leitura, foi um duro golpe na imprensa tradicional, e acabou o elegendo. Em grande parte, comungo das ideias dele. Ele quer a América grande, eu quero o Brasil grande.

Ele defende a família acima de tudo, teve medidas corajosas, como diminuir o imposto do empresário, de modo que o pessoal voltou a investir nos Estados Unidos. Até as minorias de fora, que votaram em parte contra eles, hoje nos apoiam. América está aí dando o exemplo, o dólar subindo e devemos nos preocupar é conosco. Donald Trump tem Deus acima de tudo, imagine Israel, Japão, Coreia do Sul sem Donald Trump. Até mesmo nós, com todo o respeito. Então, eu pretendo, chegando lá, me aproximar – e muito – do presidente Trump.

IDEOLOGIA PARTIDÁRIA

Estatuto partidário é igual àquela menina bem maquiada, ou homem dizendo que ganhou na loteria: sempre querem conquistar alguma coisa. A grande maioria dos deputados não conhece seu estatuto, é uma peça de ficção. Eu me considero um patriota, não um nacionalista.

VEJA AINDA: “O presidente está chegando. De paletó cinza e camisa vermelha lisa”: o que acontece ao passar meia hora com Lula

LEIA MAIS: Bolsonaro ganha primeira carreata em Salvador com adesão de centenas: capitão da PM baiana lidera movimento

FORÇAS ARMADAS

As Forças Armadas bem equipadas e bem preparadas são uma questão de segurança nacional. Desde Fernando Henrique Cardoso, isso não vem ocorrendo. Porque nós somos o último obstáculo para a instalação do socialismo no Brasil. No que depender de mim, não só as forças armadas, mas as forças auxiliares, policiais, homens e mulheres da segurança, terão o seu valor reconhecido. Afinal de contas, tantas vezes nossas vidas e nossa liberdade ficam nas mãos deles.

PORTE DE ARMA

Eu não consigo dormir sem uma arma ao meu lado, para garantir a minha vida e da minha família dentro de casa. Acho que se vocês obedecerem alguns poucos requisitos, se quiserem ter a posse de arma dentro de casa, tem que ter sim. Pretendemos flexibilizar o porte de arma de fogo, até porque o governantes desarmaram o cidadão de bem e armaram o bandido.

JEAN WYLLYS

Ele chegou muito depois de mim, já estou no sétimo mandato de deputado federal. Ele passou de 14 mil votos para 140 mil votos na reeleição. Minha briga não é contra a pessoa, é contra os projetos que ele apresenta na Câmara. Um dos projetos dele permite que meninos a partir de 12 anos de idade, sem consentimento dos pais, faça a cirurgia de mudança de sexo. Logicamente, isso não vai para frente. Agora, uma pessoa que acha que o menino pode mudar de sexo com 12 anos de idade, acha que um assassino, um estuprador, com 17 anos de idade, não é responsável pelos seus atos. Já um menino de 12 pode cortar o piupiu.

MARIA DO ROSÁRIO

Ela estava defendendo que um estuprador, menor de idade, não poderia ser julgado à luz do Código Penal, mas sim pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Ela perdeu o diálogo e me chamou de estuprador. Eu dei uma resposta a ela que, de cabeça fria, não daria: não vou estuprar você, porque você não merece, dados os seus atributos físicos. Nós temos imunidade por quaisquer palavras, opiniões e voz. Ela tem o direito de me chamar de estuprador. Um dos itens do caderno de ideias do PT, em 2014, aqui na Bahia, diz que o PT deveria, junto aos movimentos sociais, fazer de tudo que o deputado Jair Bolsonaro tenha o mandato cassado.

ABORTO

Sou contra o aborto, tem ene maneiras de uma pessoa evitar ter filhos. Sou contra matar uma criança.

HOMOSSEXUALIDADE

Cada um faça o que bem entender. Sou contra material escolar em sala de aula. Duvido que um pai queira chegar em casa e encontrar o filho homem brincando de boneca, por influência de escola. Escola não é lugar de fazer isso.

UNIÃO CIVIL DO MESMO SEXO

Isso foi decidido há dois, três anos. Ninguém é contra união civil. Eu sou contra o casamento. O casamento previsto na constituição é entre homem e mulher. Então, o senhor Jean Wyllys apresente uma emenda constitucional para modificar isso e fazer o casamento entre pares. Uma vez promulgado, nós somos obrigados a acolher. Enquanto isso não acontecer, que vivam felizes as pessoas do mesmo sexo, com sua união civil.

SÉRGIO MORO

Um exemplo de homem, este sim perdeu sua liberdade. Não pode ir numa padaria comprar um pão, tem que ter oito seguranças ao lado. Perdeu a liberdade em nome do combate à corrupção, se não fosse o trabalho dele, nem eu que sou deputado saberia que estava nesse ponto. É um perfil como o dele que nós gostaríamos, caso estejamos no poder no futuro, que integre o nosso Supremo Tribunal Federal.

RODRIGO JANOT

Ele tem um pouco seu viés de esquerda. No tocante à minha pessoa, colaborou para que eu respondesse um processo por três anos de racismo, no caso de Preta Gil.

LULA

Tinha tudo para fazer história no Brasil. Ele cedeu ao núcleo duro de esquerda do lado dele, José Dirceu, Franklin Martins, na busca do poder absoluto via democracia, comprando voto dentro da Câmara. Comprou no mensalão, comprou na propina legal, comprou também entregando ministérios, diretoria de bancos e estatais para apoiá-lo nesse processo de, pela legislação, conseguir poder absoluto. Lula perdeu a chance, sim, de ser um grande herói nacional. Lamentavelmente, fez semelhante ao Collor de Mello. Está cumprindo uma pena em função do que fez, arrebentando a Petrobras, estatais, fundos de pensão, majoração do desemprego, desgaste nos valores familiares, ataque às religiões, sim, temos que respeitar a todos. Ele se embebedou de poder e está cumprindo uma pena que ele merece estar atrás das grades.

Participe do debate sobre política e eleições pelo www.twitter.com/opabloreis

Compartilhe: