VEJA VÍDEO: General da reserva avisa à tropa do Exército: “melhor 10 bandidos enterrados do que um soldado”

General de brigada da reserva, Eliéser Girão Monteiro foi enfático falando para soldados na cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte. “Tenham cuidado, não relaxem. é melhor que eu tenha dez bandidos enterrados do que um soldado.

Reajam à altura da ameaça que sentirem aqui. Mostrem que o braço forte funciona e funciona bem.”rnrnAs “boas vindas” para os militares ocorreu no sábado (30/12) em um ginásio do município, onde o general é secretário de Segurança Pública.

“Quando passa pra reserva, a gente tira o uniforme mas permanece a pele camuflada. Contem com nosso trabalho, nosso conhecimento e nossa força. Sejam muito bem vindos!”, disse Girão Monteiro. No final do rápido discurso, ele gritou “Pátria”, ao que os soldados responderam: “Brasil!

Veja o vídeo com o discurso do general:

VEJA TAMBÉM: EXCLUSIVO! Mais de 160 magistrados do TJ-BA ganharam acima do teto constitucional; campeã é juíza que absolveu policiais do Cabula

LEIA MAIS: ACM Neto ataca Rui Costa com Centro de Convenções: “resolvendo um problema histórico do Governo do Estado”

Cearense de Fortaleza, Eliéser Girão Monteiro Filho é secretário de Segurança Pública  da cidade de Mossoró, desde março deste ano. Foi nomeado para a pasta criada pela prefeita Rosalba Ciarlini Rosado (PP). Ele já tinha exercido a função de Secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte, em 2014, quando a prefeita era governadora.

Ele é graduado em Ciências Militares da Arma de Infantaria na Academia Militar das Agulhas Negras na turma de 1976. No ano seguinte, passou a servir como Aspirante a Oficial e Tenente no 16o BIMtz, em Natal, onde ficou até 1999.

Girão Monteiro foi Adjunto e Chefe da Subchefia da Casa Militar da Presidência da República no Governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso e ocupou, entre 2002 e 2004, o cargo diplomático de Adido de Defesa do Exército junto à Embaixada do Brasil na República da Polônia.  Após passar para reserva, o General exerceu as funções de Secretário de Segurança Pública e da Justiça e Cidadania do Estado de Roraima, antes de chegar na pasta estadual no Rio Grande do Norte.

O ministro da defesa, Raul Jungmann, autorizou a ida do exército para o Rio Grande do Norte após a greve dos policiais por falta de pagamentos de salários e 13º, que desencadeou uma crise de segurança pública no estado. As forças de segurança que comandam a Operação Potiguar III, no Estado, divulgaram um balanço comparativo entre os períodos anterior e posterior à chegada das Forças Armadas.

Nos três dias anteriores ao patrulhamento do Exército,  foram registrados 27 crimes violentos letais intencionais no Rio Grande do Norte. Desde o dia 30 até esta segunda (1°), já com o Exército nas ruas, foram registrados 14 crimes do tipo no Estado. Também foram verificadas quedas em relação a crimes de menor potencial ofensivo como arrombamentos (50%d}) e roubos (23,7%), ainda que furtos tenham crescido 28,6%. No saldo final dessas ocorrências, segundo o balanço da operação, houve queda de quase 23% em crimes não letais.

Participe do debate sobre segurança pública pelo www.twitter.com/opabloreis

Compartilhe: