O que é justiça, o que é verdade? As questões da série The Staircase vão além do Judiciário para a vida

Em determinado momento, exausto, o protagonista da série documental The Staircase, Michael Peterson, se pergunta se enxerga algum sentido na vida. Como um Albert Camus com menos metáforas, mas com oito anos de prisão, ele considera que se trate apenas de uma sucessão de fatos:

 

[su_quote]   São coisas que acontecem: uma porta se fecha, você está lá e só… Não posso explicar a vida, não sei do que se trata tudo isso. Parece tudo aleatório.”[/su_quote]

 

Veterano do Vietnã, Peterson virou romancista e mantinha uma vida exemplar com a família, até dezembro de 2001, quando disse à polícia ter encontrado a segunda esposa, Kathleen, morta ao pé da escada de casa, em uma poça de sangue, após terem jantado e bebido vinho.

Nos 16 anos seguintes, o tema vira obsessão para o cineasta francês Jean-Xavier de Lestrade. Ele estudou Jornalismo e Direito antes de criar uma agência de notícias para televisão. Ganhou o Oscar de Melhor Documentário de Longa Metragem, em 2002, por Assassinato Numa Manhã de Domingo.

O resultado deste trabalho está nos 13 episódios, com pouco mais de 45 minutos cada um, de The Staircase, disponível em Netflix. A perícia está desenhada na forma de contar uma história.Há tantas reviravoltas na narrativa que é possível imaginar não se tratar de realidade. Só que a vida sempre pode ser mais surpreendente que a ficção, pois esta precisa manter o compromisso com a coerência interna. Já a vida, esta não precisa de compromisso com nada.

A impressão é de que, para o bem ou para o mal, até mesmo um julgamento em primeira instância, nos EUA, se desenvolve com exímios profissionais. Traz à tona o nível de preparo, que não aparece sequer na investigação da Lava Jato, o processo jurídico mais importante em curso no Brasil.

O que fica claro que é a defesa e, sobretudo, a promotoria estão integralmente mergulhadas em provar seus pontos de vista, empenhando toda a energia e conhecimento acumulados nisso. Bem diferente das falhas e acertos da Lava Jato.

Na justiça americana, não existe o binômio culpado/inocente, mas guilty/not-guilty. Talvez seja impossível determinar a inocência de alguém. The Staircase mostra a complexidade do sistema judiciário americano. The Staircase expõe a complexidade da aventura humana.

O caso da escada fala sobre culpabilidade e sobre absolvição. Acima de tudo, fala sobre certezas: melhor nunca tê-las.

Participe do debate sobre justiça e sociedade pelo www.twitter.com/opabloreis

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email